Em 1933, Arcangelo Sala e os seus dois sobrinhos Giovanni de Luca e Luigi Sala decidiram emigrar do Norte de Itália para a Argentina, com o objectivo de abrir uma geladaria.
O barco fez escala em Lisboa e o sonho Sul Americano foi imediatamente abandonado:
assim nasceu A Veneziana, histórica geladaria da capital.
Era nas lojas dos Restauradores e da Avenida da Liberdade que os lisboetas se refrescavam. Mas num discreto pátio na Avenida de Berna é que estava instalada a fábrica onde esta família italiana produzia o gelado da Veneziana. A fábrica da Avenida de Berna, que também vendia gelados ao público, acabou por tornar-se um ponto de referência e convívio nas Avenidas Novas. Aqui funcionou durante 63 anos, até ao encerramento em 1996.
Em 2014, Angelo Sala - neto de Arcangelo - que desde jovem trabalhou no negócio da família, abre a geladaria La Fabbrica, no Arco do Cego. Com ele traz as máquinas, as formas, os utensílios e acima de tudo as receitas que ao longo de gerações marcaram a identidade dos nossos gelados.
A La Fabbrica é a Antiga Fábrica de Gelados da Avenida de Berna, carrega o seu legado e cumpre a sua tradição de qualidade e gelado puro.
A tradição não é simplemente um património herdado.
É algo que deve continuar a existir na nossa consciência